segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Liberdade

Sou livre quando amo o que faço;
Sou livre quando amo as coisas e os homens porque o amor os faz mais livres e eu menos escravo
Sou livre quando aceito e defendo a liberdade dos outros;
Sou livre quando a minha liberdade vale mais que o dinheiro,
Sou livre quando consigo em tudo descobrir bondade,
Sou livre quando aceito que o mais importante é a minha consciência
Sou livre quando me sei dar sem exigir possuir,
Sou livre quando creio que Deus é maior que o meu pecado,
Sou livre quando sei que, na hora do fracasso, é sempre tempo de recomeçar ,
Sou livre quando creio firmemente num homem como eu que, depois de ter morrido, continua a viver para sempre,
Sou livre quando sou capaz de amar o instante da vida que tenho nas maõs,
Sou livre quando estou consciente de que nem tudo me convém;
Sou livre quando, acorrentado, continuo a gritar o direito à minha liberdade,
Sou livre quando sou capaz de aceitar o que os outros me oferecem;
Sou livre quando reconheço as minhas limitações;
Sou livre se tenho a capacidade de me transformar,
Sou livre quando tento fazer do meu trabalho um ato de criação,
Bem-aventurado os livres, porque possuirão a terra.


Texto de Juan Arias, in Persona pág. 126 a 127
Amicy Santos e outros.

Nenhum comentário: